quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Reiki para Animais

Reiki para Animais
Nos dias que correm, onde as mudanças acontecem com grande dinamismo, procuramos soluções capazes de se adequar às novas tendências da vida moderna. Somos a cada geração que passa, seres cada vez mais evoluídos e, no entanto, esquecemo-nos das nossas diferentes realidades, quer sejam elas física, emocional ou espiritual. Pois, não nos vimos como um todo e, muitas das vezes, apenas acreditamos naquilo que fisicamente nos é possível observar e validar.
Esta constante correria e falta de tempo para introspecção contribuem para o nosso desequilíbrio energético, desgastando-nos e afectando a nossa saúde e bem estar.
O ser humano é energia. Recebe energia, emite energia. Neste contexto, as terapias alternativas têm vindo ao longo dos anos a consciencializar os mais descrentes, que podem ter um papel importante no auxílio da medicina convencional, quer complementado, quer potenciando o tratamento prescrito pelo médico.
O reiki é uma dessas terapias. É um complemento à medicina convencional desde há muito e segundo consta foi utilizado e reconhecido como uma grande mais valia nas antigas civilizações e mais tarde na Índia e no Japão. Por este motivo existem diferentes abordagens do reiki. A sua designação depende, exactamente, do contexto em que surgiu, mas no essencial são iguais.
O Reiki trabalha a todos estes níveis: físico, emocional, espiritual e mental.
O reiki é a passagem de energia através da imposição das mãos. Apesar do processo ser de uma grande simplicidade, têm-se revelado de extrema eficácia. È antes de mais um acto instintivo, pois quando alguém se magoa a primeira acção que toma é a de colocar a mão no local magoado e muitas vezes friccionar. Entre os animais o mesmo acontece. Quando o animal está ferido ou com dor a primeira coisa que faz é lamber a área afectada.
Qualquer pessoa pode ser canalizadora da energia reiki, desde que para isso tenha formação apropriada para o efeito.
A pessoa ou animal que aceite receber reiki beneficia de um estado de bem estar geral. Os benefícios esperados no animal são:
• O relaxamento profundo: ajudando o organismo a libertar o stress e tensão nervosa e muscular, reduzindo também a tensão arterial do animal;
• Promove a auto-cura do corpo, fortalecendo o sistema imunológico do animal;
• Promove a recuperação de lesões agudas e crónicas;
• Promove o alivio da dor e o aumento do bem estar;
• Auxilia na remoção das toxinas do organismo e na libertação dos efeitos nefastos da medicação convencional (antibióticos, quimioterapia, anestesia, etc.);
• Promove o aumento da vitalidade;
• Auxilia animais traumatizados e/ ou emocionalmente descompensados.

Texto de Carla Brito
Terapeuta de Reiki e Voluntaria UPPA
13 de Outubro de 2011